EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGENDA INTERNACIONAL: DE JOMTIEN (1990) A INCHEON (2015)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p114-138Palavras-chave:
Conferências de Educação. Desenvolvimento sustentável. Educação, Organismos Multilaterais.Resumo
Nas últimas décadas a educação passa a ser chamada para tomar sua responsabilidade na concretização de um planeta sustentável. Nesse sentido, o objetivo dessa reflexão é discutir a concepção de educação para o desenvolvimento sustentável em documentos oficiais transnacionais dos quais o Brasil é signatário. A pesquisa caracteriza-se como documental, sendo analisados os documentos: Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e os documentos produzidos nas Conferências de Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015). As análises evidenciam a relação educação e desenvolvimento sustentável, como um elemento importante do conjunto das orientações dos organismos multilaterais, mas revelam um discurso reformista, cuja superação de modelos externos e voltados ao capital está longe de se efetivar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.