EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGENDA INTERNACIONAL: DE JOMTIEN (1990) A INCHEON (2015)

Autores

  • Solange Zotti Instituto Federal Catarinense, Campus Concórida.
  • Liane Vizzotto Instituto Federal Catarinense, Campus Concórida.
  • Berenice Corsetti Unisinos, Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p114-138

Palavras-chave:

Conferências de Educação. Desenvolvimento sustentável. Educação, Organismos Multilaterais.

Resumo

Nas últimas décadas a educação passa a ser chamada para tomar sua responsabilidade na concretização de um planeta sustentável. Nesse sentido, o objetivo dessa reflexão é discutir a concepção de educação para o desenvolvimento sustentável em documentos oficiais transnacionais dos quais o Brasil é signatário. A pesquisa caracteriza-se como documental, sendo analisados os documentos: Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e os documentos produzidos nas Conferências de Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015). As análises evidenciam a relação educação e desenvolvimento sustentável, como um elemento importante do conjunto das orientações dos organismos multilaterais, mas revelam um discurso reformista, cuja superação de modelos externos e voltados ao capital está longe de se efetivar. 

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Publicado

2017-05-16

Como Citar

ZOTTI, Solange; VIZZOTTO, Liane; CORSETTI, Berenice. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGENDA INTERNACIONAL: DE JOMTIEN (1990) A INCHEON (2015). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 114–138, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p114-138. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6091. Acesso em: 22 dez. 2024.