DESAFIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E DIÁLOGO COM OUTRAS FORMAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Flaviana Gasparotti Nunes UFGD

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p23-35

Palavras-chave:

Ensino. Extensão. Pesquisa. Pós-Graduação. Produção do conhecimento.

Resumo

Neste texto pretendemos refletir sobre a pós-graduação brasileira no que concerne a dois grandes desafios: a integração entre ensino, pesquisa e extensão e a necessidade de outras formas de produção do conhecimento. Inicialmente, apontamos que a hegemonia da pesquisa assentada numa dada concepção de ciência e produção do conhecimento é um problema que limita e, muitas vezes, inviabiliza as relações ou articulações da pós-graduação com o ensino e a extensão. A partir disso, argumentamos sobre a necessidade de pensar o conhecimento produzido na pós-graduação para além da esfera reduzida da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência moderna buscando outras formas de produção do conhecimento que dialoguem estabeleçam trocas com o científico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

NUNES, Flaviana Gasparotti. DESAFIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E DIÁLOGO COM OUTRAS FORMAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 23–35, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p23-35. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6070. Acesso em: 22 nov. 2024.