As Políticas de Ensino Superior no Brasil e a Sustentabilidade Social

Autores

  • Sônia Regina de Souza fernandes Instituto Federal Catarinense
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Sérgio Feldemann de Quadros PUC - RS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p36-57

Palavras-chave:

Políticas de Ensino Superior, Mobilidade Social, Neoliberalismo, Sustentabilidade Social

Resumo

 Analisamos neste artigo as relações existentes entre as políticas de Ensino Superior no Brasil e a decrescente empregabilidade dos graduados, mesmo em um período de melhora da economia e dos índices educacionais. O propósito de tal análise é refletir sobre o grau de sustentabilidade social das políticas de Ensino Superior frente a este fenômeno, que coloca em cheque o mito da mobilidade social relacionado à educação, difundido pelo neoliberalismo sob a influência da teoria do Capital Humano. Desse modo, entendemos que, apesar da ampliação do acesso ao Ensino Superior, a lógica neoliberal comprometida com os interesses do Mercado tem dificultado que as políticas educacionais se tornem socialmente sustentáveis

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

FERNANDES, Sônia Regina de Souza; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; QUADROS, Sérgio Feldemann de. As Políticas de Ensino Superior no Brasil e a Sustentabilidade Social. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 36–57, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p36-57. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6067. Acesso em: 22 dez. 2024.