A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFC: UMA LEITURA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Marilandes Mol Ribeiro de Melo IFC / Campus Araquari http://orcid.org/0000-0003-3313-6783
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Leda Scheibe Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Joaçaba

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p58-77

Palavras-chave:

Currículo. Instituto Federal Catarinense. Licenciaturas. Sustentabilidade socioambiental

Resumo

Este texto apresenta algumas reflexões acerca de como as ideias de sustentabilidade socioambiental estão presentes nos cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense. Para tanto, são analisados 14 Projetos Pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Ciências Agrícolas e Pedagogia oferecidos pela instituição em seus diferentes campi. A ideia de sustentabilidade utilizada para tal análise fundamenta-se na concepção de que os indivíduos, por meio de práticas sociais e dialógicas, reforçam um sentimento de corresponsabilidade por uma sociedade mais justa e de constituição de valores éticos, ambientais, culturais e sociais nas relações cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

MELO, Marilandes Mol Ribeiro de; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; SCHEIBE, Leda. A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFC: UMA LEITURA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 58–77, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p58-77. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6063. Acesso em: 25 nov. 2024.