O PNBE E AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DE OURO PRETO – MG
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p91-113Palavras-chave:
Acervos. Bibliotecas escolares. Leitura. PNBE.Resumo
Este artigo tem por objetivo mapear e analisar a ampliação e circulação do acervo das bibliotecas escolares no município de Ouro Preto/MG, a partir da política pública Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de contato e entrevistas com 30 escolas situadas no município. A partir dos dados coletados, realizamos uma pesquisa sobre as práticas de letramento literário que vêm sendo desenvolvidas nesses espaços. Parte-se do princípio de que as bibliotecas escolares são agências de letramentos que têm por função contribuir com os trabalhos realizados por professores para promoção da leitura literária. Os resultados apontam dificuldades de acesso aos livros do PNBE, por professores e alunos, e a falta de uma política interna de divulgação dos livros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.