O PNBE E AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DE OURO PRETO – MG

Autores

  • Renata Junqueira UNESP
  • Hércules Tolêdo Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Cleide de Araújo Campos Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p91-113

Palavras-chave:

Acervos. Bibliotecas escolares. Leitura. PNBE.

Resumo

Este artigo tem por objetivo mapear e analisar a ampliação e circulação do acervo das bibliotecas escolares no município de Ouro Preto/MG, a partir da política pública Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de contato e entrevistas com 30 escolas situadas no município. A partir dos dados coletados, realizamos uma pesquisa sobre as práticas de letramento literário que vêm sendo desenvolvidas nesses espaços. Parte-se do princípio de que as bibliotecas escolares são agências de letramentos que têm por função contribuir com os trabalhos realizados por professores para promoção da leitura literária. Os resultados apontam dificuldades de acesso aos livros do PNBE, por professores e alunos, e a falta de uma política interna de divulgação dos livros. 

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Publicado

2017-05-16

Como Citar

JUNQUEIRA, Renata; CORRÊA, Hércules Tolêdo; CAMPOS, Cleide de Araújo. O PNBE E AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DE OURO PRETO – MG. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 91–113, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p91-113. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/6059. Acesso em: 22 dez. 2024.