POLÍTICA DAS LICENCIATURAS E A AUTORIA COLETIVA: UMA DISCUSSÃO

Autores

  • Camila Thaisa Alves FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p283-292

Palavras-chave:

autoria, documento institucional, matrizes curriculares.

Resumo

Este escrito aborda a possibilidade de haver autoria coletiva em um documento institucional. Este documento consiste nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura de uma instituição de ensino superior. Além do currículo, o documento comporta vários conceitos que permeiam aqueles cursos, dentre eles o conceito de homem, de educação e de currículo. Este escrito foi concebido por professores dos cursos de licenciatura e pela Próreitoria de Ensino de Graduação da instituição-sede dos cursos. Há a indicação de que haja traços de autoria no documento analisado por: a. haver a nomeação explícita de sujeitos como autores, o que confere a eles responsabilidade pelo que foi escrito e b. houve a feitura de escolhas (teóricas e estilísticas) que tiram a neutralidade do texto, que assume uma posição frente a diversos conceitos, denotando traços de autoria. Palavras-chave: autoria, documento institucional, matrizes curriculares.

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Como Citar

ALVES, Camila Thaisa. POLÍTICA DAS LICENCIATURAS E A AUTORIA COLETIVA: UMA DISCUSSÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 283–292, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p283-292. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/580. Acesso em: 25 nov. 2024.