CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONDIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS, POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS

Autores

  • Antônio Joaquim Severino

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p40-52

Resumo

O texto apresenta e discute as condições epistemológicas, políticas e institucionais para uma adequada configuração dos programas de pós-graduação em educação. Considerando a pós-graduação como lugar onde a prática da pesquisa é fundamental e imprescindível, dada a natureza da conhecimento como construção do objeto, destaca a importância e a necessidade da fundamentação teórica e da referenciação empírica. Ao mesmo tempo, defende o compromisso de todo conhecimento com a causa emancipatória da sociedade humana, razão pela qual também a produção científica precisa comprometer-se ética e politicamente com a construção da cidadania. Refere-se igualmente às condições institucionais para a estruturação de um Programa que possa servir de contexto para a produção rigorosa de conhecimento novo e para a. Além disso, ao instaurar uma tradição de pesquisa em nossos ambientes acadêmicos, a pós-graduação, no Brasil, se constituiu historicamente como espaço privilegiado, e quase que exclusivo, para a formação de novos pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SEVERINO, Antônio Joaquim. CONSOLIDAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: CONDIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS, POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 40–52, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n1p40-52. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/58. Acesso em: 10 out. 2024.