NA VOZ DO PROFESSOR, A CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p274-282Palavras-chave:
Sentidos. Saberes Docentes. Identidade.Resumo
Este é um recorte da pesquisa que está vinculada à Linha de Pesquisa Discurso e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação- Mestrado em Educação- FURB. O tema é a Formação de Professores, focando os sentidos da profissão docente na voz do professor. O objetivo principal é compreender, na voz dos professores, os sentidos da constituição de sua profissão. A pesquisa apresenta um caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica-hermenêutica e as primeiras coletas de dados, a partir de um projeto piloto foram realizadas com professores da região da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), através de entrevistas individuais e narrativas. A base teórica é Bakhtin, na questão da enunciação, quando aparece o outro como modelo e referência das práticas docentes, fazendo-se refletir sobre o conceito de alteridade. Tardif ajuda a compreender os saberes docentes e seus diferentes espaços e tempos,entrelaçados aos diferentes conhecimentos que surgem nas relações sociais e culturais. Baumann remete a questão da identidade profissional, evidenciando a importância do processo na constituição da identidade. Os dados iniciais apontam algumas regularidades, atribuindo alguns sentidos: o “outro” é imprescindível na constituição da identidade docente, os diferentes saberes docentes contribuem para o processo de profissionalização de professor. Percebeu-se que é nas relações com os outros e seus diferentes saberes e conhecimentos, contextualizados em diferentes tempos e espaços que a constituição docente emerge. Palavras-Chave: Sentidos. Saberes Docentes. Identidade.Downloads
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