“PROFESSOR APRENDE A SER PROFESSOR NA SALA DE AULA?”: uma análise do percurso dos alunos de Letras da FURB na relação teoria x prática
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p257-273Palavras-chave:
Teoria. Estágio. Prática de Ensino.Resumo
Este artigo é um recorte e aproximação de três pesquisas de iniciação científica intituladas: “O ensino da língua materna sob o ponto de vista do professor formado pela FURB” (2004/2005), “O ensino da língua materna sob o ponto de vista do professor formado pela FURB: novos olhares” (2005/2006) e “Formação de professores em serviço: um olhar para o curso de Letras da FURB em sua atual grade curricular” (2006/2007). Um dos objetivos dessas três pesquisas era traçar um perfil dos egressos, formandos e acadêmicos do curso de Letras da FURB, bem como verificar como o ensino de língua materna vem sendo entendido no contexto escolar. Neste artigo, trazem-se os dados obtidos dos sujeitos das três pesquisas - (egressos de 1993 a 2003, formandos de 2005/I e 2006/II e acadêmicos da nova grade curricular de 2004/I, respectivamente) – que mostram a relação entre teoria e prática encontrada por esses sujeitos nos diferentes momentos dentro da universidade. A pesquisa foi feita através de entrevistas não-diretivas para os egressos e formandos de 2005/I/; já para os formandos de 2006/I e os acadêmicos da nova grade optou-se pela elaboração de memoriais do percurso na universidade. Os dados dos sujeitos apontam para mudanças dentro do curso de Letras. Mudanças essas ancoradas nos dizeres dos próprios sujeitos egressos e/ou formandos dessa relação teoria versus prática e confirmados pelos alunos da primeira turma da nova grade curricular. Palavras-chave: Teoria. Estágio. Prática de Ensino.Downloads
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