O APRENDER A ENSINAR A ESCRITA NO CURSO DE LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p230-256Palavras-chave:
Palavras-chave, escrita, interação, formação de professor, curso de Letras.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o aprender a ensinar a escrita, com enfoque na formação inicial do professor no curso de Letras. À luz da Lingüística Aplicada, tendo por pressupostos o interacionismo, na perspectiva sóciohistórica da linguagem, a partir de Bakhtin e Vygotsky e dos pesquisadores brasileiros que seguem esta vertente, tem-se como objetivo contribuir para a formação do professor de língua materna, ao evidenciar como ocorre a interação na escrita e qual o seu papel neste processo. Com esta reflexão, observamos que: a) os aspectos da interação verbal, proposta por Bakhtin/Volochinov (1992), associados à visão sóciointeracionista de Vygotsky (1988), constituem a escrita como interação; b) a relação interação-escrita, no Brasil, deu-se a partir da produção textual, conceito difundido por Geraldi (1993); c) a concepção de escrita como trabalho, proposta por Geraldi (1996), Fiad & Mayrink-Sabinson (1994) e sistematizada por Sercundes (1997), está aliada à interação; d) para ensinar a escrita, é preciso que o professor desenvolva a noção de se tornar o outro de si mesmo (BAKHTIN, 2003); e) no curso de Letras, são necessárias práticas de escrita e reescrita num processo contínuo de ensino-aprendizagem, para que os graduandos desenvolvam e sistematizem o trabalho com a escrita. Palavras-chave: escrita, interação, formação de professor, curso de Letras.Downloads
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