O APRENDER A ENSINAR A ESCRITA NO CURSO DE LETRAS

Autores

  • Renilson José Menegassi UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi UEM - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p230-256

Palavras-chave:

Palavras-chave, escrita, interação, formação de professor, curso de Letras.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o aprender a ensinar a escrita, com enfoque na formação inicial do professor no curso de Letras. À luz da Lingüística Aplicada, tendo por pressupostos o interacionismo, na perspectiva sóciohistórica da linguagem, a partir de Bakhtin e Vygotsky e dos pesquisadores brasileiros que seguem esta vertente, tem-se como objetivo contribuir para a formação do professor de língua materna, ao evidenciar como ocorre a interação na escrita e qual o seu papel neste processo. Com esta reflexão, observamos que: a) os aspectos da interação verbal, proposta por Bakhtin/Volochinov (1992), associados à visão sóciointeracionista de Vygotsky (1988), constituem a escrita como interação; b) a relação interação-escrita, no Brasil, deu-se a partir da produção textual, conceito difundido por Geraldi (1993); c) a concepção de escrita como trabalho, proposta por Geraldi (1996), Fiad & Mayrink-Sabinson (1994) e sistematizada por Sercundes (1997), está aliada à interação; d) para ensinar a escrita, é preciso que o professor desenvolva a noção de se tornar o outro de si mesmo (BAKHTIN, 2003); e) no curso de Letras, são necessárias práticas de escrita e reescrita num processo contínuo de ensino-aprendizagem, para que os graduandos desenvolvam e sistematizem o trabalho com a escrita. Palavras-chave: escrita, interação, formação de professor, curso de Letras.

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Como Citar

MENEGASSI, Renilson José; GRECO OHUSCHI, Márcia Cristina. O APRENDER A ENSINAR A ESCRITA NO CURSO DE LETRAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 230–256, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p230-256. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/577. Acesso em: 25 nov. 2024.