O SUJEITO, O DIZER, A INTERPRETAÇÃO: IDENTIDADE EM CRISE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p207-229Palavras-chave:
discurso, sentido, cidadania, Proposta Curricular.Resumo
Este ensaio apresenta uma reflexão sobre o funcionamento da linguagem em nossa sociedade, a partir do Dicionário do brasileiro de bolso, de Teixeira Coelho (1991), que examina expressões da língua portuguesa em uso no contexto social brasileiro dos anos 1964-1990, procurando entender o mecanismo ideológico de composição e sentido de um conjunto de 350 expressões. A partir daí, explora aspectos do processo de construção de sentido e de compreensão, articulando esses elementos com a formação da nacionalidade e da cidadania, focalizando alguns aspectos do contraste entre unidade lingüística e diversidade na língua portuguesa do Brasil. Finalmente, mostra a pertinência das diretrizes da Proposta Curricular de Santa Catarina para a formação de professores e da cidadania através da compreensão e do uso crítico da língua portuguesa. Palavras-chave: discurso; sentido; cidadania; Proposta Curricular.Downloads
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