METAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIORIDADES

Autores

  • Leonor Scliar-Cabral FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p197-206

Palavras-chave:

analfabetismo funcional - Estados Unidos - Reino Unido – Brasil - Inciativa de Intervenção Precoce.

Resumo

Apesar da disseminação da comunicação pela Internet em todo o mundo e ao fato de que crianças muito pequenas já estão familiarizadas com seu uso, o que aparentemente significaria a democratização do conhecimento, este não é o caso, uma vez que enfrentamos a situação paradoxal em que uma minoria domina o conhecimento especializado enquanto a maioria está privada de seu acesso e mesmo dos direitos civis, já que ninguém poderá alegar inocência pelo fato de ignorar a lei. Um número incontestável de analfabetos funcionais se encontra mesmo nos chamados países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Reino Unido e mesmo no Brasil, com altas cifras de analfabetos funcionais.O Programa Inciativa de Intervenção Precoce (Early Intervention Initiative (EII)), desenvolvido pelo Conselho do Condado Oeste de Dunbartonshire, na Escócia, com bons resultados, ilustra como o problema pode ser erradicado. Palavras Chave: analfabetismo funcional - Estados Unidos - Reino Unido – Brasil - Inciativa de Intervenção Precoce.

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Como Citar

SCLIAR-CABRAL, Leonor. METAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIORIDADES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 197–206, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p197-206. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/575. Acesso em: 25 nov. 2024.