CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM VYGOTSKY

Autores

  • Edson Schroeder FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n2p293-318

Palavras-chave:

conceito espontâneo, conceito científico, construção conceitual, teoria histórico-cultural, Vygotsky.

Resumo

Para Vygotsky, um conceito não é simplesmente um conjunto de conexões associativas que se assimila com a ajuda da memória, nem um hábito mental automático, mas um autêntico e completo ato do pensamento. Neste sentido, o pensamento deste autor pode ser um interessante aporte teórico para as reflexões a respeito da aprendizagem dos conceitos científicos em aulas de Ciências. Algumas premissas da teoria histórico-cultural são essenciais para as abordagens teóricas: as mediações culturais transformam as funções mentais superiores em sua estrutura; as funções mentais superiores são fenômenos históricos; a atividade prática se constitui na unidade básica para se estudar os processos psicológicos e a aprendizagem é uma aquisição de habilidades especializadas para o pensamento. Este pensamento, não deve ser entendido apenas como sendo uma característica pessoal do estudante, mas sim como uma característica do estudante interagindo com outros e com seu professor, em atividades de instrução socialmente organizadas. No processo de construção conceitual, Vygotsky põe em evidência as relações existentes entre conceitos espontâneos e científicos. Os resultados obtidos em seus estudos são muito semelhantes aos das investigações contemporâneas a respeito da formação dos conceitos naturais, ou seja, os sujeitos possuem dois sistemas de formação conceitual: um baseado em categorias difusas ou probabilísticas, relacionadas a contextos particulares, e o outro em conceitos clássicos, ou logicamente definidos. Enfatiza, também, a interação dinâmica entre estes dois sistemas, que acontece numa via de mão dupla: os conceitos científicos possibilitam realizações que não poderiam ser efetivadas pelo conceito espontâneo e vice-versa. Ou seja, os conceitos científicos não são assimilados em sua forma já pronta, mas sim por um processo de desenvolvimento relacionado à capacidade geral de formar conceitos, existente nos estudantes. Palavras-chave: conceito espontâneo, conceito científico, construção conceitual, teoria histórico-cultural, Vygotsky.

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Como Citar

SCHROEDER, Edson. CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CONCEITOS CIENTÍFICOS: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO CONCEITUAL EM VYGOTSKY. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 293–318, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n2p293-318. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/569. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

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