INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Cleberson de Lima Mendes Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Sonia Maria Ribeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p189-206

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Ensino superior, Pessoas com deficiência

Resumo

Este artigo visa apresentar um mapeamento das dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do período de 2007 a 2015 no âmbito da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, visando colaborar, dando continuidade, com os resultados apresentados no balanço de produções realizado por Bueno (2013) entre 1987 e 2006. Para tal, fez-se uma investigação nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na análise das publicações foram catalogadas as seguintes informações: título, instituição, titulação, ano de defesa, objetivo, metodologia, instrumento de coleta de dados e abordagem metodológica para análise dos dados. Os resultados obtidos apontaram um aumento significativo no número de publicações e uma ampliação dos temas abordados nas dissertações e teses. As pesquisas baseiam-se na abordagem qualitativa, e a maioria caracterizou-se pelo estudo de caso. Em relação à metodologia, prevaleceram as entrevistas na coleta de dados e a análise de conteúdo como instrumento para o tratamento dessas informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson de Lima Mendes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestrando em Educação no  Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Professor de Matemática na rede de ensino municipal de Joinville(SC)

Sonia Maria Ribeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, Professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

MENDES, Cleberson de Lima; RIBEIRO, Sonia Maria. INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 189–206, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p189-206. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5663. Acesso em: 22 dez. 2024.