CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Autores

  • Carla Adriane Marcelino Damacena Faculdade Fael, aluna da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica
  • Emerson de Lima Soares Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa, Professora Adjunta no Campus Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p783-806

Palavras-chave:

Corpo. Étnico-raciais. Formação Docente. Gênero. Sexualidade

Resumo

Os(as) professores(as) convivem diariamente com situações de preconceito, racismo, homofobia, sexismo entre outras, e muitas vezes acabam por reforçar essas situações. É fundamental a discussão das questões de corpo, gênero, sexualidade, raça e etnia nos cursos de licenciatura. Este trabalho buscou investigar essas questões nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa. Verificamos que o curso de Ciências da Natureza e Educação Física de Uruguaiana, Ciências da Natureza de Dom Pedrito e História de Jaguarão apresentam componentes curriculares que tratam essas questões, contribuindo para a formação de professores(as) aptos(as) para abordarem essas temáticas, bem como para (re)pensarem as práticas existentes na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Adriane Marcelino Damacena, Faculdade Fael, aluna da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica

Licenciada  em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa, aluna da Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica da Faculdade Fael, professora das séries iniciais do ensino fundamental. Atuou  como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Subprojeto Ciências da Natureza-PIBID, de 2012 a 2015. 

Emerson de Lima Soares, Universidade Federal de Santa Maria, Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa, aluno do curso de Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, integrante do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida –GENSQ. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, Subprojeto Ciências da Natureza-PIBID, de 2011a 2015.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa, Professora Adjunta no Campus Uruguaiana

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade e cultura. Coordenadora do subprojeto PIBID Ciências da Natureza da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa GEEHN (Grupos de Estudos em Educação, História e Narrativas) da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG. 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

DAMACENA, Carla Adriane Marcelino; SOARES, Emerson de Lima; SILVA, Fabiane Ferreira da. CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA E ETNIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 783–806, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p783-806. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5571. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos