FORMAÇÃO CONTINUADA E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p759-782Palavras-chave:
representações, gênero, tecnologias, formação continuada.Resumo
O artigo aborda o impacto de programas de formação continuada, com ênfase no uso de tecnologias digitais, nas representações de gênero de professoras da educação básica. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa por meio do uso de entrevistadas semiestruturadas com professoras da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte. Para análise dos dados, toma-se como referência a teoria das representações sociais e abordagens epistemológicas sobre as relações de gênero. Os resultados da análise mostram que, no espaço escolar, o sistema central das representações sociais de gênero está associado a concepções simbólicas que atribuem papéis diferenciados para meninos e meninas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.