FORMAÇÃO CONTINUADA E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Guilherme Paiva Carvalho Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p759-782

Palavras-chave:

representações, gênero, tecnologias, formação continuada.

Resumo

O artigo aborda o impacto de programas de formação continuada, com ênfase no uso de tecnologias digitais, nas representações de gênero de professoras da educação básica. Para tanto, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa por meio do uso de entrevistadas semiestruturadas com professoras da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte. Para análise dos dados, toma-se como referência a teoria das representações sociais e abordagens epistemológicas sobre as relações de gênero. Os resultados da análise mostram que, no espaço escolar, o sistema central das representações sociais de gênero está associado a concepções simbólicas que atribuem papéis diferenciados para meninos e meninas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Paiva Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

CARVALHO, Guilherme Paiva. FORMAÇÃO CONTINUADA E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO ESPAÇO ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 759–782, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p759-782. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5517. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos