CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES

Autores

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p731-758

Palavras-chave:

Avaliação. Formação inicial. Práticas como Componentes Curriculares. Professores de Biologia

Resumo

Este estudo buscou desvelar as concepções de avaliação de professores formadores de professores de biologia que atuam com as Práticas como Componentes Curriculares. Participaram desta investigação cinco docentes que atuam com os referidos componentes em uma instituição de referência no estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada ancorada na metodologia interativa a partir do Círculo Hermenêutico-Dialético (CHD). Identificamos potencialidades no que tange ao desenvolvimento de uma avaliação formativa com tendências bem próximas da perspectiva emancipatória, mas também limitações no que se refere à preparação dos licenciandos para o ato de avaliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino das Ciências Naturais pela UFRPE. Professor na rede privada de ensino. Membro do grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO). 

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Educação da UFRPE, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, Líder do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO), Doutora em Educação.


Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

COUTINHO, Anderson da Silva; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UM ESTUDO NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 731–758, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p731-758. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5497. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos