ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p705-730Palavras-chave:
Avaliação externa, educação básica, IDEB.Resumo
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se apresenta como uma das principais ferramentas de tomadas de decisões do governo em relação à educação. Contudo o IDEB tem sido criticado por sua metodologia puramente quantitativa. O presente trabalho buscou analisar as percepções de professores em relação ao cotidiano escolar e ao indicador através de um estudo de caso em nove escolas estaduais localizadas em Campos dos Goytacazes – RJ. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados é possível notar que o IDEB não é suficiente para descrever a qualidade de uma escola e não há grandes diferenças entre as escolas analisadas.Downloads
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