ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ

Autores

  • Luana Hespanhol de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Mestranda no programa de pós-graduação em Políticas Sociais
  • Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
  • Paulo Marcelo de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p705-730

Palavras-chave:

Avaliação externa, educação básica, IDEB.

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se apresenta como uma das principais ferramentas de tomadas de decisões do governo em relação à educação. Contudo o IDEB tem sido criticado por sua metodologia puramente quantitativa. O presente trabalho buscou analisar as percepções de professores em relação ao cotidiano escolar e ao indicador através de um estudo de caso em nove escolas estaduais localizadas em Campos dos Goytacazes – RJ. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados é possível notar que o IDEB não é suficiente para descrever a qualidade de uma escola e não há grandes diferenças entre as escolas analisadas.

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Biografia do Autor

Luana Hespanhol de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Mestranda no programa de pós-graduação em Políticas Sociais

Bacharelado em economia pela Universidade Federal Fluminense.

Marlon Gomes Ney, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

Doutor em Economia Aplicada pela UNICAMP

Paulo Marcelo de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais

Doutor em Economia Aplicada pela UFV

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

HESPANHOL DE SOUZA, Luana; GOMES NEY, Marlon; DE SOUZA, Paulo Marcelo. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 705–730, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p705-730. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5478. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos