PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E CONSTRUIR A CULTURA DE PAZ

Autores

  • Vivian Maria Senne de Assis Universidade de Taubaté
  • Suzana Lopes Salgado Ribeiro Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p166-188

Palavras-chave:

pesquisa em educação

Resumo

Este artigo objetiva analisar a visão dos professores a respeito da eficácia de um projeto de formação continuada, que visa reduzir e prevenir ações violentas na escola, por meio dos princípios da Justiça Restaurativa, da cultura de paz e dos processos circulares. Esta formação é parte de uma política pública educacional, adotada por uma Secretaria Municipal de Educação, do interior paulista. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que registrou onze entrevistas semiestruturadas com professores participantes do projeto. A análise das entrevistas mostrou que os docentes consideraram que a formação trouxe-lhes conhecimentos para desenvolver ações que cultivem a cultura de paz. Desta forma, é possível apontar que este processo formativo gerou um impacto positivo na prática docente.    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Maria Senne de Assis, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Psicologia (UBC) e Pedagogia (UNISEB). Atua como Orientadora de Ensino na Rede Municipal de São José dos Campos, e está concluindo o curso de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté –UNITAU.

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Universidade de Taubaté

Possui graduação em História, mestrado e doutorado em História Social, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora na Universidade de Taubaté –UNITAU/ Programas de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano, participa de grupos de pesquisa, entre eles: Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO/USP). Realiza seu pós-doutoramento no Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA – PUC –SP.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

SENNE DE ASSIS, Vivian Maria; LOPES SALGADO RIBEIRO, Suzana. PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E CONSTRUIR A CULTURA DE PAZ. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 166–188, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p166-188. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5415. Acesso em: 22 nov. 2024.