AS QUESTÕES AMBIENTAIS E A AMBIENTALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA UNIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO NECESSÁRIO

Autores

  • Fatima Elizabeti Marcomin "Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado".
  • Tamara Flôr Silvério Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
  • Lidiane Gomes Silveira Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p677-704

Palavras-chave:

ambientalização, educação ambiental, universidade.

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisas desenvolvidas desde 2012 que objetivaram analisar se as questões ambientais e de sustentabilidade são contempladas em cursos de graduação da universidade, e a possível inserção de processos de ambientalização curricular em seus currículos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada em dois sistemas de obtenção dos dados: um de cunho documental (análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos e Planos de Ensino das disciplinas) e outro de cunho exploratório/descritivo (aplicação de questionários). Os resultados apontam dificuldades de inserção da temática; os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia são os que mais se aproximam de uma tentativa de ambientalização curricular; há necessidade de deflagrar o processo na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Elizabeti Marcomin, "Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado".

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012). Doutora em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996). Especialista em Ecologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1984). Atualmente atua como professora na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, Biologia e Ecologia com ênfase em educação ambiental, ecologia de paisagem, percepção ambiental, gestão ambiental e geoprocessamento.

Tamara Flôr Silvério, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Especialista em Ensino de Ciências - IFSC; Especialista em Gestal Ambiental – FUCAP; Licenciada em Ciências Biológicas – Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Atuou como Bolsista Art. 170 na pesquisa. 

Lidiane Gomes Silveira, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

Graduanda de Ciências Biológicas  - Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Bolsista Art 170.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

MARCOMIN, Fatima Elizabeti; SILVÉRIO, Tamara Flôr; SILVEIRA, Lidiane Gomes. AS QUESTÕES AMBIENTAIS E A AMBIENTALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA UNIVERSIDADE: UM DIAGNÓSTICO NECESSÁRIO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 677–704, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p677-704. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5380. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos