PANORAMA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE TEMÁTICA E METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p257-278Palavras-chave:
Educação Ambiental, Metodologias de pesquisa, Temáticas ambientais.Resumo
A Educação Ambiental (EA) ocupa um lugar significativo no campo educacional brasileiro, alavancando as pesquisas e produções científicas na área. Com isto, esse artigo propõe analisar as tendências temáticas e metodológicas que predominam nos artigos científicos sobre EA entre os anos de 2009 e 2014, publicados na base Scielo e apresentados nas reuniões da Anped. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utiliza-se dos pressupostos de Bardin referente à análise de conteúdo para a coleta, categorização e apreciação dos dados. Os achados apontam para uma diversidade de produções científicas com temáticas e metodologias diferenciadas, mas que compartilham, implícita ou explicitamente, o mesmo objetivo: a articulação e integração da EA e suas limitações no sistema educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.