PANORAMA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE TEMÁTICA E METODOLÓGICA

Autores

  • Junior Cesar Mota Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p257-278

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologias de pesquisa, Temáticas ambientais.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) ocupa um lugar significativo no campo educacional brasileiro, alavancando as pesquisas e produções científicas na área. Com isto, esse artigo propõe analisar as tendências temáticas e metodológicas que predominam nos artigos científicos sobre EA entre os anos de 2009 e 2014, publicados na base Scielo e apresentados nas reuniões da Anped. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utiliza-se dos pressupostos de Bardin referente à análise de conteúdo para a coleta, categorização e apreciação dos dados. Os achados apontam para uma diversidade de produções científicas com temáticas e metodologias diferenciadas, mas que compartilham, implícita ou explicitamente, o mesmo objetivo: a articulação e integração da EA e suas limitações no sistema educativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Cesar Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Doutorando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade do Contestado - UNC. Graduação em Pedagogia (habilitado também em gestão, orientação e supervisão) pelo Centro Universitário de Brusque - Unifebe (2012). Tem experiência na área de Educação, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Fundamentos da Educação e Formação de professores.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

MOTA, Junior Cesar. PANORAMA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE TEMÁTICA E METODOLÓGICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 257–278, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p257-278. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5342. Acesso em: 22 nov. 2024.