“DE REPENTE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE”: O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p660-676

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, educação especial, formação docente, trabalho docente.

Resumo

O presente trabalho propôs-se a conhecer o processo de inserção profissional docente no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Joinville, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com cinco professoras atuantes neste serviço. As análises evidenciaram que a seleção de docentes é realizada principalmente por indicação de equipes diretivas escolares, que por sua vez, parecem basear suas recomendações em um perfil de docente mais relacionado a traços de personalidade do que aspectos da profissão. Entende-se que o modo como o processo de inserção profissional tem sido conduzido pode ter relação direta com a evasão e a baixa disponibilidade dos professores da Rede para atuar neste serviço.

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Biografia do Autor

Juliana Testoni dos Santos Rengel, Universidade da Região de Joinville

Psicóloga (2010) e Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (2016). E-mail: julianatsrengel@gmail.com

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville

Psicóloga pela PUC-Campinas (1995), Mestre (2011) e Doutora (2006) em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

RENGEL, Juliana Testoni dos Santos; CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. “DE REPENTE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE”: O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 660–676, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p660-676. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5258. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos