“DE REPENTE, NÃO MAIS QUE DE REPENTE”: O PROCESSO DE INSERÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p660-676Palavras-chave:
atendimento educacional especializado, educação especial, formação docente, trabalho docente.Resumo
O presente trabalho propôs-se a conhecer o processo de inserção profissional docente no Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino de Joinville, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com cinco professoras atuantes neste serviço. As análises evidenciaram que a seleção de docentes é realizada principalmente por indicação de equipes diretivas escolares, que por sua vez, parecem basear suas recomendações em um perfil de docente mais relacionado a traços de personalidade do que aspectos da profissão. Entende-se que o modo como o processo de inserção profissional tem sido conduzido pode ter relação direta com a evasão e a baixa disponibilidade dos professores da Rede para atuar neste serviço.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.