PODCAST PARA SURDOS?! A “ESCRITA ORAL†DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p207-229Palavras-chave:
, Tecnologia de oralidade, Oralidade digital, Tecnologia educacional, Rádio educativo, Podcast escolar.Resumo
O podcast para surdos, por consistir na transcrição das falas dos programas, acaba por superar as definições educacionais vigentes, que, ao analisar o podcast, entende-o como uma ferramenta caracterizada pelo uso do áudio digital. Assim, desenvolve-se na área uma significativa lacuna: como definir a natureza de um podcast que suplanta seu meio tecnológico? Este artigo busca responder tal questão por meio de uma pesquisa documental, almejando atualizar o pensamento do podcast para dar conta de sua apropriação educativa inclusiva. Para isso, serão relacionados diferentes referenciais teóricos na análise desenvolvida. Ao final, chegou-se a uma concepção que considera o podcast em suas esferas sonoras e textuais não como uma tecnologia de áudio, mas de oralidade.
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