PODCAST PARA SURDOS?! A “ESCRITA ORAL” DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire UFRN

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p207-229

Palavras-chave:

, Tecnologia de oralidade, Oralidade digital, Tecnologia educacional, Rádio educativo, Podcast escolar.

Resumo

O podcast para surdos, por consistir na transcrição das falas dos programas, acaba por superar as definições educacionais vigentes, que, ao analisar o podcast, entende-o como uma ferramenta caracterizada pelo uso do áudio digital. Assim, desenvolve-se na área uma significativa lacuna: como definir a natureza de um podcast que suplanta seu meio tecnológico? Este artigo busca responder tal questão por meio de uma pesquisa documental, almejando atualizar o pensamento do podcast para dar conta de sua apropriação educativa inclusiva. Para isso, serão relacionados diferentes referenciais teóricos na análise desenvolvida. Ao final, chegou-se a uma concepção que considera o podcast em suas esferas sonoras e textuais não como uma tecnologia de áudio, mas de oralidade.

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Publicado

2017-05-16

Como Citar

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. PODCAST PARA SURDOS?! A “ESCRITA ORAL” DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 207–229, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p207-229. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5111. Acesso em: 22 dez. 2024.