UTILIZANDO OBRAS DE ARTE POPULAR EM AULAS DE ARTE: APRENDENDO A PARTIR DAS NOSSAS RAÍZES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p624-640Palavras-chave:
arte-educação, arte popular, artes visuais, Ensino.Resumo
Este artigo tenta levantar a importância de se trabalhar com as mais variadas formas de arte popular no ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de artes. Aqui busca-se, de maneira concisa, explorar e discutir formas de estimular educadores que já trabalham na educação escolar e estudantes dos cursos de licenciatura a compreenderem um pouco mais sobre o mundo das linguagens artísticas visuais e sua importância no universo pedagógico. Tomando as imagens de três xilogravuras dos artistas populares Severino Borges, José Miguel da Silva e Marcelo Soares, podemos levantar questões sobre o que vemos, como vemos, o que conhecemos e para que podemos nos utilizar destas imagens artísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.