UTILIZANDO OBRAS DE ARTE POPULAR EM AULAS DE ARTE: APRENDENDO A PARTIR DAS NOSSAS RAÍZES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n3p624-640

Palavras-chave:

arte-educação, arte popular, artes visuais, Ensino.

Resumo

Este artigo tenta levantar a importância de se trabalhar com as mais variadas formas de arte popular no ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de artes. Aqui busca-se, de maneira concisa, explorar e discutir formas de estimular educadores que já trabalham na educação escolar e estudantes dos cursos de licenciatura a compreenderem um pouco mais sobre o mundo das linguagens artísticas visuais e sua importância no universo pedagógico. Tomando as imagens de três xilogravuras dos artistas populares Severino Borges, José Miguel da Silva e Marcelo Soares, podemos levantar questões sobre o que vemos, como vemos, o que conhecemos e para que podemos nos utilizar destas imagens artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e Licenciado em Pedagogia pela FIC-SP. Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

RODRIGUES, Walace. UTILIZANDO OBRAS DE ARTE POPULAR EM AULAS DE ARTE: APRENDENDO A PARTIR DAS NOSSAS RAÍZES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 624–640, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n3p624-640. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5099. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos