MÚSICA, UMA LINGUAGEM EDUCOMUNICATIVA

Autores

  • Fernanda de Sales Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI.
  • Ademilde S. Sartori Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.
  • Manuel Gértrudix Barrio Universidad Rey Juan Carlos, Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicación, Sociología y Lengua Española.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p547-566

Palavras-chave:

Educomunicação. Linguagem e Música. Práticas Pedagógicas Educomunicativas.

Resumo

Esse artigo apresenta a música como linguagem a ser usada em práticas Educomunicativas porque, na perspectiva dos ecossistemas comunicativos, carrega em si os significados de um tempo e de um espaço. Parte da concepção de Ecossistema Comunicativo proposta por Martín-Barbero, que apresenta como características as atuais formas de produção e comunicação do conhecimento em ambiências influenciadas por tecnologias de informação e comunicação, e saberes dispersos, difusos.  Mostra que essas características difusas são compatíveis com a fluidez da música enquanto unidade capaz de comunicar e com práticas pedagógicas educomunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Sales, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI.

Professora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação (DBI) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo). Doutoranda em Educação PPGE/UDESC

Ademilde S. Sartori, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Programa de Pós-Graduação em Educação do PPGE/UDESC, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Pedagogia.

Coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas. Líder do Grupo de Pesquisa Educação,Comunicação e Educação - EducomFloripa- CNPq/UDESC.Doutora em Ciências da Comunicação pela USP.

Manuel Gértrudix Barrio, Universidad Rey Juan Carlos, Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicación, Sociología y Lengua Española.

Profesor Titular de Comunicación Digital, y Director Académico del Campus Virtual de la Universidad Rey Juan Carlos. Coordinador del grupo de investigación Ciberimaginario sobre comunicación digital de la URJC. Doctor en Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

DE SALES, Fernanda; S. SARTORI, Ademilde; GÉRTRUDIX BARRIO, Manuel. MÚSICA, UMA LINGUAGEM EDUCOMUNICATIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 547–566, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p547-566. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5088. Acesso em: 22 dez. 2024.