A INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO

Autores

  • Glacy Queiros de Roure PPGE PUC-Goiás
  • Ana Carolina Roure Malta de Sá UAB/UnB e Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p809-833

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Infância, Psicanalise

Resumo

Abril despedaçado é uma adaptação literária de Walter Salles do romance de Ismail Kadaré. No enredo, Tonho (Rodrigo Santoro) mata um integrante da família rival, para fazer justiça pela morte de seu irmão mais velho. Depois de um pequeno espaço de tempo, a outra família tentará vigar-se de Tonho, mas seu irmão mais novo Pacu (Ravi R. Lacerda) oferecerá sua vida, para livrar Tonho desta dívida de sangue. Quando Pacu assume o lugar de Tonho, possibilita a interrupção de uma herança “sustentada” pela vingança, e instaura um outro tempo em que a “experiência do desejo” pode se fazer presente. Neste filme, a presença do personagem Pacu ajuda-nos a pensar não somente o que de real cerca a experiência da infância, tendo como referência a emergência da experiência-limite do olhar, mas também, em como se dá e o que significa, neste tempo, a experiência da entrada no campo da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glacy Queiros de Roure, PPGE PUC-Goiás

Doutora em Linguística pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho/Portugal. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás e ingressa a Linha Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. 

Ana Carolina Roure Malta de Sá, UAB/UnB e Faculdade Mauá

Mestre em Comunicação Social, na linha Imagem e Som, na Faculdade de Comunicação da UNB. Professora da disciplina Comunicação, Expressão e Estudos Acadêmicos na UAB/UnB, e das disciplinas Língua Portuguesa e Metodologia Científica, na Faculdade Mauá. 

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

ROURE, Glacy Queiros de; SÁ, Ana Carolina Roure Malta de. A INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 809–833, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n3p809-833. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5044. Acesso em: 25 nov. 2024.