OS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rossano André Dal-Farra Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes PPGECIM-ULBRA
  • Maria Eloisa Farias PPGECIM-ULBRA
  • Carlos Alberto Damasceno Oliveira ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p230-256

Palavras-chave:

Livros didáticos. Ensino de Ciências. Educação em Saúde

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar questões importantes de Educação em Saúde relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório humanos buscando subsídios para a construção de estratégias pedagógicas para o Ensino Fundamental. Foram analisadas seis obras didáticas destinadas a alunos da sétima série em edições de 2005 a 2009, centrando as análises nas estratégias empregadas pelos autores no âmbito didático, assim como nas referências aos aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais.  Os textos foram estudados com base em abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo e inspirada na Teoria Fundamentada em Dados. Os resultados demonstraram que os livros realizam a transposição didática das temáticas com estratégias diversificadas. Entretanto, foi verificado que aspectos como: a simplificação excessiva, a indicação de fontes de pesquisa, as tecnologias de informação e a sugestão de experimentos práticos devem ser problematizadas com os professores, considerando as múltiplas condições encontradas nos processos educacionais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossano André Dal-Farra, Universidade Luterana do Brasil

Professor Adjunto do Programa dE Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.

Paulo Tadeu Campos Lopes, PPGECIM-ULBRA

Doutor em Fitotecnia.

Maria Eloisa Farias, PPGECIM-ULBRA

Doutora em Educação

Carlos Alberto Damasceno Oliveira, ULBRA

Graduando em Biologia. Bolsita PIBIC-ULBRA

Downloads

Publicado

2017-05-16

Como Citar

DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos; FARIAS, Maria Eloisa; OLIVEIRA, Carlos Alberto Damasceno. OS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 230–256, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n1p230-256. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5008. Acesso em: 22 nov. 2024.