OS SISTEMAS RESPIRATÓRIO E CIRCULATÓRIO HUMANOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n1p230-256Palavras-chave:
Livros didáticos. Ensino de Ciências. Educação em SaúdeResumo
O presente estudo tem como objetivo abordar questões importantes de Educação em Saúde relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório humanos buscando subsídios para a construção de estratégias pedagógicas para o Ensino Fundamental. Foram analisadas seis obras didáticas destinadas a alunos da sétima série em edições de 2005 a 2009, centrando as análises nas estratégias empregadas pelos autores no âmbito didático, assim como nas referências aos aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais. Os textos foram estudados com base em abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo e inspirada na Teoria Fundamentada em Dados. Os resultados demonstraram que os livros realizam a transposição didática das temáticas com estratégias diversificadas. Entretanto, foi verificado que aspectos como: a simplificação excessiva, a indicação de fontes de pesquisa, as tecnologias de informação e a sugestão de experimentos práticos devem ser problematizadas com os professores, considerando as múltiplas condições encontradas nos processos educacionais brasileiros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.