PESQUISA EM FONTES DOCUMENTAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A NECESSÁRIA TRAJETÓRIA ENTRE O CONHECIMENTO E O PENSAMENTO NA FORMAÇÃO DO PESQUISADOR.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n1p2-18Palavras-chave:
pesquisa educacional, fontes documentais, pensamento, conhecimento.Resumo
O presente artigo pretende dissertar sobre questões metodológicas de pesquisa em fontes documentais da educação escolar, revisitando o empreendimento intelectual das áreas das chamadas Ciências Sociais e, assim procedendo, esboçar algumas possibilidades do encaminhamento científico da pesquisa em educação. Esses esforços concentram-se na intencionalidade de formular a crítica das relações existentes entre a própria lógica da ciência e suas relações sócio-políticas delineadas a partir da sociedade moderna. Entendemos, então, que a formação do pesquisador em educação, do ponto de vista epistemológico e metodológico, deve ser pautada pelo caminho consciente e coerente entre o conhecimento e o pensamento. No desenvolvimento de nossa argumentação enfocamos, no centro do debate da pesquisa das Ciências Sociais, a questão da subjetividade e da objetividade que sempre constituiu o fundamento metodológico que orientou os desdobramentos deste campo de investigação. Palavras-chave: pesquisa educacional; fontes documentais; pensamento; conhecimento.Downloads
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