45 anos de sala de aula: olhares para os saberes e fazeres do professor-pesquisador

Autores

  • Thais de Souza Schlichting FURB
  • Gabriela Kloth FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p855-863

Palavras-chave:

Saberes e fazeres, professor pesquisador

Resumo

Osmar de Souza atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). É formado em Letras pela Universidade do Vale do Itajaí (1974), tem mestrado em Sociologia de Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1979) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Ao longo de sua trajetória na educação, durante 45 anos de atividade profissional, nunca se afastou da sala de aula por um ano inteiro. No decorrer desse percurso, já orientou cerca de 50 pesquisas de mestrado e lecionou diferentes disciplinas na graduação e pós-graduação stricto sensu em áreas como Letras, Direito e Administração. Sensível aos contextos nos quais está inserido, o professor Osmar se mostra sempre um interlocutor compreensivo e reflexivo dos saberes e fazeres na pesquisa, em especial, na educação. Atualmente, tem refletido, em seus estudos, acerca das avaliações em larga escala que são empreendidas no contexto nacional e nos sentidos construídos em torno dessas avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais de Souza Schlichting, FURB

Mestranda no curso de Pós Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Letras (Língua Portuguesa - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nos anos finais do Ensino Fundamental; Iniciação Científica, pesquisando leitura, escrita e as novas metodologias do processo ensino e aprendizagem em cursos de Engenharia. Tem experiência, ainda, como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas no Ensino Médio.

Gabriela Kloth, FURB

Mestranda no curso de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa e suas respectivas literaturas) pela FURB. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente no seguinte tema: bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuando nos anos finais do Ensino Fundamental. Tem experiência, ainda, como professora de Período Integral.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

SCHLICHTING, Thais de Souza; KLOTH, Gabriela. 45 anos de sala de aula: olhares para os saberes e fazeres do professor-pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 855–863, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n3p855-863. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4953. Acesso em: 25 nov. 2024.