RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM A SUA CONSTRUÇÃO

Autores

  • Edilaine Vagula Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2017v12n2p531-546

Palavras-chave:

Co-criação. Colaboração. Educação Básica. Recursos Educacionais.

Resumo

O estudo teórico-descritivo tem como objetivo analisar as teorias pedagógicas que subsidiam o trabalho com os Recursos Educacionais Abertos, partindo do trabalho participativo e da produção do conhecimento em rede, desenvolvidas por processo de colaboração e co-criação.  Como resultados destacamos a perspectiva da aprendizagem colaborativa, dada à importância de o professor criar condições para configurar um ensino em rede, desenvolvendo competências para o emprego colaborativo das tecnologias. Concluímos que o processo de co-criação subjacente à aprendizagem colaborativa, contribui com a discussão sobre novas formas de interação e dialogicidade, possibilitando compartilhar o conhecimento construído coletivamente, ressaltando a importância das mídias no contexto atual da escola.

                                                                                                          

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina

Área Humanas - Educação

Departamento de Educação

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

VAGULA, Edilaine. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM A SUA CONSTRUÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 531–546, 2017. DOI: 10.7867/1809-0354.2017v12n2p531-546. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4869. Acesso em: 22 nov. 2024.