MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS (FUNDEF-FUNDEB): ANÁLISE DE DOIS MUNICÍPIOS PAULISTAS

Autores

  • Silvio Cesar Nunes Militão Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p943-970

Palavras-chave:

Educação Municipal, Ensino Fundamental, FUNDEF, FUNDEB, Municipalização do Ensino.

Resumo

Este artigo propôs analisar os “processos” de municipalização do ensino fundamental que se desenvolvem em dois municípios paulistas, objetivando desvelar o comportamento da educação municipal em tempos de FUNDEF/FUNDEB. De natureza qualitativa, o estudo se valeu de pesquisa bibliográfica/documental e de coleta de dados empíricos com treze fontes-chave de informação, bem como da técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que os municípios pesquisados, mesmo sem possuir experiência/preparo/estrutura para repentinamente ofertar/gerir o ensino fundamental, aderiram à municipalização e acabaram por acompanhar as seguintes tendências gerais: (1) municipalização motivada pelo FUNDEF; (2) preferência pelas séries iniciais; (3) segmentação do ensino fundamental; (4) municipalização materializada via convênio de parceria; e (5) desaceleração nas taxas de crescimento da educação infantil. Excetuando-se a última, as demais tendências supracitadas se mantiveram mesmo durante a vigência do FUNDEB. Os resultados mostram, também, que os dois municípios estudados vêm buscando outras “saídas” que não o “apostilamento” para superar suas dificuldades administrativas, pedagógicas e financeiras no tocante à oferta e gestão do ensino fundamental, seja por razões econômicas ou convicções pedagógicas. Por fim, se tomado o IDEB como parâmetro, os resultados indicam tratar-se de dois casos êxitos de municipalização do ensino fundamental, ainda que adversidades e limitações para oferta da educação em âmbito municipal continuem a persistir.

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Biografia do Autor

Silvio Cesar Nunes Militão, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP - Campus de Presidente Prudente/SP, Brasil.

Doutor (2007) e Mestre (2003) em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Marília/SP. Licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2000) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente/SP. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional. Membro do GPFOPE da FCT/UNESP.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

MILITÃO, Silvio Cesar Nunes. MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS (FUNDEF-FUNDEB): ANÁLISE DE DOIS MUNICÍPIOS PAULISTAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 943–970, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n3p943-970. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4336. Acesso em: 25 nov. 2024.