PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EXPRESSAS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

Autores

  • Almir Paulo dos Santos UNICENTRO - PR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p922-942

Palavras-chave:

gestão democrática, avaliação em larga escala, sistema municipal de ensino.

Resumo

O trabalho busca identificar como a gestão democrática e o sistema nacional de avaliação se expressa, nos textos das leis de sistema municipal de ensino (SME), do Estado de Santa Catarina, e descrever práticas de gestão em algumas realidades municipais. O foco da pesquisa incide sobre as leis de criação dos sistemas municipais de ensino, em Santa Catarina, e as práticas de gestão em dois municípios do Estado de Santa Catarina, a partir das avaliações em larga escala. O estudo parte do aspecto legal de criação das leis de sistemas municipais de ensino, como pesquisa documental. Elenca o conteúdo expresso sobre a gestão democrática e a avaliação em larga escala, capaz de promover espaços de gestão democrática para a Educação municipal. A dimensão empírica envolveu estudo de caso, no âmbito da Secretaria de Educação, interligando, quando possível, ao contexto de disputas e ressignificação ao contexto escolar, a partir das avaliações em larga escala. A abordagem teórico-metodológica constituiu-se no ciclo de política de Stephen Ball, envolvendo o contexto da influência, o contexto da produção dos textos e o contexto da prática. A metodologia possibilitou a articulação entre os diferentes espaços da investigação, a partir do Banco de Leis de SME e de seus documentos oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, UNICENTRO - PR

Doutor em Educação pela UNISINOS/RS e Professor do Departamento de Pedagogia UNICENTRO PR - Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

DOS SANTOS, Almir Paulo. PRÁTICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EXPRESSAS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 922–942, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n3p922-942. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4287. Acesso em: 25 nov. 2024.