SER PROFESSOR: DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS À RELAÇÃO COM O SABER

Autores

  • Ana Lúcia Pereira Baccon Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Thamiris Christine Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2015v10n3p892-921

Palavras-chave:

Representações Sociais, Abordagem estrutural, Relação com o saber, Profissão docente.

Resumo

O artigo refere-se a uma pesquisa realizada junto a 161 professores em processo de formação continuada pelo Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado do Paraná. Tem como objetivo compreender o ser professor a partir da relação que docentes da rede pública estadual de ensino construíram com o saber. Para chegar à relação com o saber primeiramente nos debruçamos sobre a representação social dos participantes da investigação sobre a profissão docente a partir da abordagem estrutural. Do ponto de vista metodológico os dados foram recolhidos por meio de questionário composto por perguntas abertas. As análises das informações seguem procedimentos quantitativos com o uso dos softwares EVOC e SIMI seguidos de procedimentos qualitativos. Nos resultados enfatiza-se que as representações dos professores apontam como provável núcleo central o comprometimento e a dedicação, seguidas da formação e perseverança, indicando que as representações dos professores se constituem com base na sua relação com o saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

ANA LÚCIA PEREIRA BACCON é Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1996). Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1994). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa no Departamento de Matemática e Estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2012). Professora de Matemática na Rede Pública no Estado do Paraná (1994-2012). Cargos exercidos: Coordenação Institucional do PIBID/UEPG [Edital 2009] - 2013. Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais PIBID/UEPG [edital 2009] - 2012. Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (2009-2010). Presidente da App Sindicato dos Trabalhadores em Educação Núcleo Regional de Jacarezinho (2002-2009). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores; Ensino e aprendizagem; Psicanálise e Educação Matemática.

Thamiris Christine Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Pedagoga e Psicóloga e membro do GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação.

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Adriano Charles Ferreira. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação pela mesma instituição. E-mail: adrianoacfuepg@hotmail.com. Grupo de estudos e pesquisa em Formação de Educadores.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui Licenciatura em Ciências pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1979), Licenciatura em Biologia pela Universidade de Passo Fundo (1982), especialização em Biologia Molecular e Morfologia Microscópica pela PUC-Minas, Mestrado (1993) e Doutorado em Educação (1998), Pós-Doutorado (2011) em Psicologia Representações Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa onde trabalha como Professor na Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: formação de professores, trabalho docente, ensino-aprendizagem, construção do conhecimento, educação ambiental, ensino de ciências e de biologia; e campos teóricos de Psicologia e Epistemologia Genéticas e Representações Sociais.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

BACCON, Ana Lúcia Pereira; MENDES, Thamiris Christine; FERREIRA, Adriano Charles; ROSSO, Ademir José. SER PROFESSOR: DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS À RELAÇÃO COM O SABER. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 892–921, 2015. DOI: 10.7867/1809-0354.2015v10n3p892-921. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4261. Acesso em: 25 nov. 2024.