O CIAEM/COMITÉ INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA HISTÓRIA E SEU FUTURO

Autores

  • Ubiratan D'Ambrósio

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2006v1n3p228-239

Palavras-chave:

CIAEM, educação matemática, propostas educacionais.

Resumo

Neste trabalho, faço uma revisão da história da educação nas Américas, destacando especificidades dos projetos coloniais da Inglaterra, da Espanha e de Portugal. Faço, também, uma breve referência a modelos de desenvolvimento e as conseqüentes propostas educacionais após os movimentos de independência. Especial destaque é dado à Educação Matemática e ao surgimento de uma organização regional, supranacional, focalizando a Educação Matemática nas Américas, que é o Comitê Interamericano de Educação Matemática. Finalizo com uma reflexão sobre o futuro da Educação Matemática e as práticas enganosas de avaliação. Palavras-chave: CIAEM; educação matemática; propostas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O CIAEM/COMITÉ INTERAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE SUA HISTÓRIA E SEU FUTURO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 228–239, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2006v1n3p228-239. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/41. Acesso em: 25 nov. 2024.