CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS BOLSISTAS

Autores

  • Rita Buzzi Rausch FURB
  • Matheus Jürgen Frantz FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641

Palavras-chave:

Docência. Formação Inicial de professores. PIBID.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores experientes da Educação Básica, realizam propostas de intervenção docente nas escolas. A Universidade Regional de Blumenau – FURB participa deste programa desde 2010 e atualmente quase todos os cursos de licenciatura da universidade possuem subprojetos vinculados ao PIBID. Diante desta trajetória de dois anos de participação, o objetivo dessa pesquisa foi compreender as contribuições do PIBID à formação inicial de professores nos dizeres dos licenciandos pibidianos da FURB. Participaram da pesquisa 60% dos acadêmicos integrantes dos diferentes subprojetos existentes. A coleta de dados foi realizada por meio de memoriais em que procedemos análise qualitativa de conteúdo. As principais contribuições manifestadas pelos licenciandos foram: a relação entre Universidade e a Educação Básica; o desenvolvimento profissional docente; a valorização profissional docente; o desenvolvimento da reflexividade docente; a formação do professor pesquisador; a qualificação do ensino; a formação do professor leitor; o desenvolvimento de novas metodologias de ensino e o trabalho colaborativo. A relevância do estudo se dá pela recente implantação do Programa no Brasil, incentivando sua manutenção e ampliação, bem como a criação de novas propostas que envolvam todos os alunos de licenciatura e que valorizem a profissão docente no país.

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Publicado

2013-08-31

Como Citar

RAUSCH, Rita Buzzi; JüRGEN FRANTZ, Matheus. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DE LICENCIANDOS BOLSISTAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 620–641, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3825. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático