A TEORIA SOCIOLÓGICA DE DURKHEIM E A LINGUAGEM AUTORIZADA ESCOLANOVISTA: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO GETULISTA

Autores

  • Maria Julieta Weber Cordova Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p2-26

Palavras-chave:

Durkheim. Escolanovismo. Estado Novo. Linguagem autorizada. Verticalização do ensino.

Resumo

O pensamento de Émile Durkheim na educação, um dos clássicos mais recorrentes nas ciências humanas e sociais, encontrou fundamentação no Brasil especialmente a partir da formação do ideário escolanovista. E ao se buscar compreender o alcance histórico do pensamento durkheimiano no campo educacional brasileiro, deparou-se com o enfoque de questões concernentes às áreas da Sociologia, da Educação e da História, numa articulação interdisciplinar que acaba por mesclar as condições de produção destes três campos de conhecimento. Questionou-se então de que forma esta articulação fundamentou teoricamente e alicerçou as implementações políticas educacionais que se seguiram a partir do contexto getulista, já que muitas das ideais escolanovistas irão se sustentar politicamente a partir da década de 30 do século XX, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. A análise foi realizada a partir do levantamento de dados em fontes primárias (documentais) e secundárias (bibliográficas), compreendendo como fontes primárias os documentos de alcance federal, como as Constituições de 1934, 1937, 1946 e 1988, bem como as leis orgânicas de ensino decretadas no período do Estado Novo, conhecidas como Reforma Capanema, dentre outras legislações pertinentes à análise. A pesquisa apontou para algumas convergências cruciais entre o campo do poder configurado no período getulista e o campo intelectual representado pela intelectualidade escolanovista, e que segundo Pierre Bourdieu é justamente no espaço do campo onde podem ser detectadas as relações de poder e as condições sociais em que se favorece a produção de uma linguagem autorizada. No presente estudo, percebeu-se que tal linguagem foi fundamentadora de uma verticalização do ensino no Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Julieta Weber Cordova, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Historiadora,  Mestre em Educação e Doutora em Sociologia

Departamento de Educação

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Interdisciplinar

Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG 

 

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Publicado

2014-06-13

Como Citar

WEBER CORDOVA, Maria Julieta. A TEORIA SOCIOLÓGICA DE DURKHEIM E A LINGUAGEM AUTORIZADA ESCOLANOVISTA: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO GETULISTA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 2–26, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p2-26. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3807. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos