A TEORIA SOCIOLÓGICA DE DURKHEIM E A LINGUAGEM AUTORIZADA ESCOLANOVISTA: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO GETULISTA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p2-26Palavras-chave:
Durkheim. Escolanovismo. Estado Novo. Linguagem autorizada. Verticalização do ensino.Resumo
O pensamento de Émile Durkheim na educação, um dos clássicos mais recorrentes nas ciências humanas e sociais, encontrou fundamentação no Brasil especialmente a partir da formação do ideário escolanovista. E ao se buscar compreender o alcance histórico do pensamento durkheimiano no campo educacional brasileiro, deparou-se com o enfoque de questões concernentes às áreas da Sociologia, da Educação e da História, numa articulação interdisciplinar que acaba por mesclar as condições de produção destes três campos de conhecimento. Questionou-se então de que forma esta articulação fundamentou teoricamente e alicerçou as implementações políticas educacionais que se seguiram a partir do contexto getulista, já que muitas das ideais escolanovistas irão se sustentar politicamente a partir da década de 30 do século XX, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. A análise foi realizada a partir do levantamento de dados em fontes primárias (documentais) e secundárias (bibliográficas), compreendendo como fontes primárias os documentos de alcance federal, como as Constituições de 1934, 1937, 1946 e 1988, bem como as leis orgânicas de ensino decretadas no período do Estado Novo, conhecidas como Reforma Capanema, dentre outras legislações pertinentes à análise. A pesquisa apontou para algumas convergências cruciais entre o campo do poder configurado no período getulista e o campo intelectual representado pela intelectualidade escolanovista, e que segundo Pierre Bourdieu é justamente no espaço do campo onde podem ser detectadas as relações de poder e as condições sociais em que se favorece a produção de uma linguagem autorizada. No presente estudo, percebeu-se que tal linguagem foi fundamentadora de uma verticalização do ensino no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.