A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA INFÂNCIA: CORPO E MOVIMENTO COMO ESPAÇO PARA DISCUSSÃO E COMPREENSÃO DO BRINCAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p657-681Palavras-chave:
Educação Infantil. Formação. Corpo e movimento. Brincar corporal.Resumo
Este artigo trata da ação pedagógica do educador que atua na Educação Infantil, no sentido de analisá-la e descrevê-la considerando os aspectos relacionados ao corpo e movimento e ao brincar. Tratamos corpo e movimento como componentes do brincar corporal, nesse sentido ressaltamos aspectos em relação à fragilidade da formação da educadora. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A investigação foi realizada no primeiro semestre de 2010, em três (03) Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em Ponta Grossa – PR. Os dados foram obtidos a partir dos instrumentos da observação, questionário e entrevista, sistematizados de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e analisados a partir da triangulação dos dados (TRIVIÑOS, 2008). Fundamentamos os estudos sobre o brincar, o corpo e o movimento nas abordagens de Foulcault (1979; 2007) sobre a docilização e o disciplinamento, e em autores que tratam especificamente da criança, do brincar e da educação infantil: Sarmento (2002; 2005;2010), Dornelles (2005;2007), Bujes (2001) e Moyles (2002; 2006; 2010). A formação do educador é abordada numa perspectiva crítica e reflexiva, considerando este profissional como constituído por meio de diversas interações sociais, experiências e conhecimentos, que justificam sua forma de ser e agir, amparadas nos estudos de Tardif e Raymond (2000) e Garanhani (2005; 2006). As discussões são permeadas por falas das educadoras, que corroboram para a reflexão sobre o tema proposto, à medida que apresentam suas considerações e ansiedades em relação aos ambientes de formação e a ausente/insuficiente abordagem sobre corpo, movimento e brincar como componentes da prática pedagógica.
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