VELHAS PERGUNTAS, ATUAIS QUESTÕES: INQUIETUDES E CONVITES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA

Autores

  • Carmen Sanches Sampaio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tiago Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p259-282

Palavras-chave:

Formação Docente, Alfabetização, Narrativas, Experiências

Resumo

Este artigo discute concepções e práticas alfabetizadoras a partir de questões e narrativas docentes produzidas em encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE), que ocorre no Rio de Janeiro. Um espaço onde professores(as) da escola básica e da universidade compartilham saberes e fazeres, dando pistas para (re)pensar a prática cotidiana. Assim, utilizamos a investigação narrativa para problematizar modos ainda hegemônicos de pensar/praticar a alfabetização e propomos, no diálogo com práticas narradas/socializadas no FALE, ações alfabetizadoras forjadas a partir do binômio saber/experiência – a alfabetização como possibilidade de experienciar o vivido e ampliar modos de saber e conhecer de forma compartilhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Sanches Sampaio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e Doutora em Educação pela Unicamp. Atualmente, é vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Escola de Educação da mesma instituição. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de professores (GPPF) e da Rede de Formação Docente: Narrativas e experiências (Rede Formad).

Tiago Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO. Bolsista CAPES. Integrante da Rede de Formação: Experiências e Narrativas (Rede Formad) e do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF)

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago. VELHAS PERGUNTAS, ATUAIS QUESTÕES: INQUIETUDES E CONVITES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 259–282, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p259-282. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3728. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas