VELHAS PERGUNTAS, ATUAIS QUESTÕES: INQUIETUDES E CONVITES PARA PENSAR A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p259-282Palavras-chave:
Formação Docente, Alfabetização, Narrativas, ExperiênciasResumo
Este artigo discute concepções e práticas alfabetizadoras a partir de questões e narrativas docentes produzidas em encontros do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE), que ocorre no Rio de Janeiro. Um espaço onde professores(as) da escola básica e da universidade compartilham saberes e fazeres, dando pistas para (re)pensar a prática cotidiana. Assim, utilizamos a investigação narrativa para problematizar modos ainda hegemônicos de pensar/praticar a alfabetização e propomos, no diálogo com práticas narradas/socializadas no FALE, ações alfabetizadoras forjadas a partir do binômio saber/experiência – a alfabetização como possibilidade de experienciar o vivido e ampliar modos de saber e conhecer de forma compartilhada.Downloads
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