COMO O MÉTODO POSITIVO PODE SER POSITIVO?

Autores

  • Wilson Alves de Paiva PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p27-48

Palavras-chave:

Ciência, metodologia científica, positivismo, educação.

Resumo

Entre os três métodos mais usados nas ciências sociais: materialismo histórico, fenomenologia e positivismo, este último tem sido alvo de severas críticas ao longo do século XX e até os dias hoje no meio acadêmico. Desenvolvido do Augusto Comte, o método faz parte de uma visão de mundo que se voltou contra o racionalismo e o iluminismo que o antecederam. Dentro de uma proposta de uma nova ciência, o método leva em conta que os fatos sociais devem ser vistos como coisas, tal como nas ciências naturais. O pesquisador deve alcançar um nível de objetividade e neutralidade para que não imprima juízos de valor à pesquisa que realiza. Embora outras perspectivas sejam mais atraentes, o método positivo pode bem empregado e bem aproveitado nas pesquisas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, PUC-GO

Pedagogo (UFPA - 2002), especialista em Educação (FACINTER), mestre em Filosofia (UFG - 2005) e doutor em Filosofia da Educação (USP - 2010). Foi Professor da Faculdade de Educação da UFG com as disciplinas de Políticas Educacionais, Filosofia da Educação e Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação. É professor da FUG e da PUC-GO na graduação, com Filosofia da Educação, e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). É membro e Secretáro Executivo do Comitê de Ética em Pesquisa da FUG e presidente da Comissão de Iniciação científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, jesuítas, colonização, filosofia política, democracia, Rousseau, filosofia da educação, colonização, descentralização educacional, municipalização do ensino, políticas públicas, política e escola, projeto pedagógico e gestão educacional.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

PAIVA, Wilson Alves de. COMO O MÉTODO POSITIVO PODE SER POSITIVO?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 27–48, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p27-48. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3715. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos