TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Joana Paulin Romanowski PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499

Resumo

O objetivo do artigo é apontar indicações sobre as tendências das pesquisas que abordam a formação de professores. Para as reflexões e análises considera estudos sobre o estado em que se encontra a formação de professores no Brasil, realizados desde o final da década de 1980. Inclui na análise os estudos do tipo estado da arte e as pesquisas do tipo pesquisa ação. Como aporte teórico e metodológico, a elaboração desse texto se apóia  na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e colaboradora no Centro Universitário UNINTER, professora aposentada pela UFPR e da Educação Básica - PMC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, ensino superior, educação e curso de pedagogia. Coordenadora do GT 08 - Formação de professores, editora das revistas Diálogo Educacional - PUCPR, Intersaberes- UNINTER . Membro do Comitê Assessor de Área - Fundação Araucária - 2013/15.Membro do Comi tê Científico da ANPEd - 2008/2010. Membro do Comitê PIBIC/PUCPR(desde 2003); FURB ;UFPR; parecerista ad doc de periódicos da área, e parecerista de Fundação de Fomento em Pesquisa - (Araucária/PR; Sergipe; Santa Catarina).

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin. TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 479–499, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3711. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático