TRÂNSFUGAS DE CLASSE SOCIAL E DE GÊNERO: TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE EGRESSAS DE UM COLÉGIO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS (segunda metade do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p757-777Palavras-chave:
Trajetória social, trânsfugas, ensino secundário, escola pública.Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender as trajetórias sociais de três trânsfugas do Ensino Secundário do Colégio Estadual Dias Velho na década de 1950, ou seja, mulheres que romperam as suas barreiras de classe social e de gênero por meio do êxito escolar. Esses trajetos sociais são compreendidos através dos indicadores: origem sócio-familiar, percurso escolar e carreira profissional; e serão analisados a partir dos conceitos cunhados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, em especial os conceitos de habitus e a visão polimorfa do capital. Tem-se por intuito perceber, a partir da análise destes indicadores, as posições ocupadas por estas mulheres nos diversos campos de que fizeram parte ao longo de suas trajetórias sociais. Toma-se como aporte teórico também os estudos de Bernard Lahire, que tornam possível compreender os mecanismos e estratégias criados no interior das famílias desprovidas de um relevante volume de capitais para desenvolver nos filhos disposições que tornem possível o sucesso escolar e o alcance de melhores posições nos campos econômico e social.Downloads
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