EU, TU, ELES: POLÍTICA, PASSADO E PROJETO NAS REPRESENTAÇÕES DE JOVENS SUL AMERICANOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p64-88Palavras-chave:
consciência histórica, cultura política, alteridadeResumo
O presente artigo visa discutir aspectos identitários e sociais que envolvem noções de consciência histórica e de cultura política associadas às representações de passado, presente e futuro de alunos de quinze anos do Brasil, da Argentina e do Uruguai respectivamente sobre seus países. Teoricamente, esse estudo se apoia nas noções de consciência histórica, identidade e cultura política, para tanto, pauta-se em referenciais, tais como: Jörn Rüsen, Bauman, Stuart Hall, Julian Borba, entre outros. Os citados conceitos fornecem o embasamento para a análise dos dados sobre a temática pesquisada, desse modo, a visão dos alunos está permeada por aspectos que são discutidos na arena teórica e que subsidiam os possíveis apontamentos dos participantes. A metodologia da pesquisa utilizou-se instrumentalmente de questionário, isto é, 40 questões direcionadas aos alunos do Brasil, Argentina e Uruguai, selecionando-se algumas situações em que os mesmos abordaram assuntos ligados aos liames do presente recorte temático-teórico, visando uma análise quantitativa comparativa. Os resultados apontam distintas visões tanto temporais quanto espaciais, pois, as transformações na questão temporal ou dos âmbitos políticos, econômicos e culturais inserido em um mesmo espaço inferem apontamentos nos alunos de modo variável, ainda mais, quando atrelados aos aspectos históricos e de cultura política.
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