EU, TU, ELES: POLÍTICA, PASSADO E PROJETO NAS REPRESENTAÇÕES DE JOVENS SUL AMERICANOS

Autores

  • Jonathan de Oliveira Molar Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Luís Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p64-88

Palavras-chave:

consciência histórica, cultura política, alteridade

Resumo

O presente artigo visa discutir aspectos identitários e sociais que envolvem noções de consciência histórica e de cultura política associadas às representações de passado, presente e futuro de alunos de quinze anos do Brasil, da Argentina e do Uruguai respectivamente sobre seus países. Teoricamente, esse estudo se apoia nas noções de consciência histórica, identidade e cultura política, para tanto, pauta-se em referenciais, tais como: Jörn Rüsen, Bauman, Stuart Hall, Julian Borba, entre outros. Os citados conceitos fornecem o embasamento para a análise dos dados sobre a temática pesquisada, desse modo, a visão dos alunos está permeada por aspectos que são discutidos na arena teórica e que subsidiam os possíveis apontamentos dos participantes. A metodologia da pesquisa utilizou-se instrumentalmente de questionário, isto é, 40 questões direcionadas aos alunos do Brasil, Argentina e Uruguai, selecionando-se algumas situações em que os mesmos abordaram assuntos ligados aos liames do presente recorte temático-teórico, visando uma análise quantitativa comparativa.  Os resultados apontam distintas visões tanto temporais quanto espaciais, pois, as transformações na questão temporal ou dos âmbitos políticos, econômicos e culturais inserido em um mesmo espaço inferem apontamentos nos alunos de modo variável, ainda mais, quando atrelados aos aspectos históricos e de cultura política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan de Oliveira Molar, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em História pela UEPG; Mestre em Educação pela UEPG; Doutorando em Educação pela UFPR. Docente do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Luís Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduado em História pela UNICAMP; Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp; Pós-doutor pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Docente do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

MOLAR, Jonathan de Oliveira; CERRI, Luís Fernando. EU, TU, ELES: POLÍTICA, PASSADO E PROJETO NAS REPRESENTAÇÕES DE JOVENS SUL AMERICANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 64–88, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p64-88. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3691. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos