O PROFESSOR E A PRÁTICA DOS DEVERES DE CASA: PLANEJAMENTO E AÇÃO EM QUESTÃO

Autores

  • Luciane Maria Schlindwein Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Metodologia de Ensino.
  • Silviane Irulegui Bueno Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p701-715

Resumo

RESUMO

 Neste artigo problematizamos uma prática que se normalizou no cotidiano escolar: os deveres de casa. Consideramos deveres de casa toda atividade pedagógica elaborada e proposta pelos professores, para que os alunos realizem em horário opcional, fora do período regular de aulas na escola. A partir da análise de publicações recentes sobre a temática, propomos uma reflexão sobre o papel que os deveres vêm desempenhando na prática do professor e sua relação com o planejamento e com os objetivos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Maria Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Metodologia de Ensino.

Possui graduação em Pedagogia (1985), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor adjunto 1 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas da formação de professores e da psicologia da educação. As pesquisas enfatizam a Formação de Professores e o Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, também, estudos sobre o desenvolvimento estético de professores e alunos na Educação Básica.

Silviane Irulegui Bueno, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da Prof.ª Dr.ª Luciane Maria Schlindwein.

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; BUENO, Silviane Irulegui. O PROFESSOR E A PRÁTICA DOS DEVERES DE CASA: PLANEJAMENTO E AÇÃO EM QUESTÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 701–715, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p701-715. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3627. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático