A REDE SOCIAL FACEBOOK NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma possibilidade concreta

Autores

  • Jacques de Lima Ferreira PUC/PR
  • Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado PUC/PR
  • Joana Paulin Romanowski PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p550-567

Palavras-chave:

Formação Continuada. Redes Sociais. Facebook. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva que envolveu dezoito professores que atuam em diferentes níveis de ensino que frequentaram a disciplina Formação de Professores - Processos e Profissionalização Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizada no segundo semestre de 2012 como uma formação continuada de forma universitária. O objetivo da investigação foi examinar a interação de professores na rede social facebook desenvolvida em uma disciplina de curso de formação continuada em nível de pós-graduação strictu senso indicando os níveis dessa interação. A disciplina toma como ponto de partida a prática dos participantes quanto aos seus próprios processos de formação, considerando três níveis de abordagem a saber: descrição e problematização dessa prática, interpretação e compreensão como propõe Martins (1998). A discussão e a reflexão deste artigo encontram-se pautadas na temática do seminário que apresentou como proposta: As tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. A realização do seminário seguiu os encaminhamentos de Severino (2010), roteiro didático, roteiro interpretativo e roteiro de questões. Para o desenvolvimento dessas  fases foi  criado  um grupo fechado no Facebook denominado: Formação de professores, ambientação dos participantes no grupo como ambiente para os estudos e debates. Nas discussões e reflexões realizadas foram   considerados os comentários dos participantes e as interações ocorridas, em que se verifica um primeiro nível de acesso ao espaço sem interação, um segundo nível de participações restritas para posterior ampliação e aprofundamento . Nesse processo se inclui  despi-se de preconceitos  em relação à rede social Facebook e reconhecer que essa interface pode se tornar uma possibilidade para construir e fomentar novas práticas inovadoras de aprendizagem num processo de ensinar e aprender. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paulin Romanowski, PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e colaboradora no Centro Universitário UNINTER, professora aposentada pela UFPR e da Educação Básica - PMC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, ensino superior, educação e curso de pedagogia. Coordenadora do GT 08 - Formação de professores, editora das revistas Diálogo Educacional - PUCPR, Intersaberes- UNINTER . Membro do Comitê Assessor de Área - Fundação Araucária - 2013/15.Membro do Comi tê Científico da ANPEd - 2008/2010. Membro do Comitê PIBIC/PUCPR(desde 2003); FURB ;UFPR; parecerista ad doc de periódicos da área, e parecerista de Fundação de Fomento em Pesquisa - (Araucária/PR; Sergipe; Santa Catarina).

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

FERREIRA, Jacques de Lima; MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A REDE SOCIAL FACEBOOK NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma possibilidade concreta. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 550–567, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p550-567. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3608. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Número Temático