A REDE SOCIAL FACEBOOK NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma possibilidade concreta
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p550-567Palavras-chave:
Formação Continuada. Redes Sociais. Facebook. Formação de Professores.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva que envolveu dezoito professores que atuam em diferentes níveis de ensino que frequentaram a disciplina Formação de Professores - Processos e Profissionalização Docente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizada no segundo semestre de 2012 como uma formação continuada de forma universitária. O objetivo da investigação foi examinar a interação de professores na rede social facebook desenvolvida em uma disciplina de curso de formação continuada em nível de pós-graduação strictu senso indicando os níveis dessa interação. A disciplina toma como ponto de partida a prática dos participantes quanto aos seus próprios processos de formação, considerando três níveis de abordagem a saber: descrição e problematização dessa prática, interpretação e compreensão como propõe Martins (1998). A discussão e a reflexão deste artigo encontram-se pautadas na temática do seminário que apresentou como proposta: As tecnologias da informação e comunicação na formação de professores. A realização do seminário seguiu os encaminhamentos de Severino (2010), roteiro didático, roteiro interpretativo e roteiro de questões. Para o desenvolvimento dessas fases foi criado um grupo fechado no Facebook denominado: Formação de professores, ambientação dos participantes no grupo como ambiente para os estudos e debates. Nas discussões e reflexões realizadas foram considerados os comentários dos participantes e as interações ocorridas, em que se verifica um primeiro nível de acesso ao espaço sem interação, um segundo nível de participações restritas para posterior ampliação e aprofundamento . Nesse processo se inclui despi-se de preconceitos em relação à rede social Facebook e reconhecer que essa interface pode se tornar uma possibilidade para construir e fomentar novas práticas inovadoras de aprendizagem num processo de ensinar e aprender.
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