PERCEPÇÕES DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p155-185Palavras-chave:
Pedagogia da alternância, saber docente, Ensino de CiênciasResumo
O trabalho traz uma discussão sobre memórias de professoras de Ciências de uma Escola Família Agrícola no semiárido baiano, objetivando analisar as percepções destas docentes sobre o ensino no contexto da educação em alternância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual a coleta de dados se deu a partir da análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, seguida de um período de vivência no ambiente escolar, e de um registro de memórias de três docentes da instituição. A análise dos dados foi feita pela triangulação entre as informações obtidas nas três fases da coleta, deixando evidente que a memória é um importante meio de entender como se estruturam os saberes docentes e as crenças de professoras de ciências no contexto da educação do campo.Downloads
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