PERCEPÇÕES DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Grasiela Lima de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Alessandra Alexandre Freixo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p155-185

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância, saber docente, Ensino de Ciências

Resumo

O trabalho traz uma discussão sobre memórias de professoras de Ciências de uma Escola Família Agrícola no semiárido baiano, objetivando analisar as percepções destas docentes sobre o ensino no contexto da educação em alternância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, na qual a coleta de dados se deu a partir da análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, seguida de um período de vivência no ambiente escolar, e de um registro de memórias de três docentes da instituição. A análise dos dados foi feita pela triangulação entre as informações obtidas nas três fases da coleta, deixando evidente que a memória é um importante meio de entender como se estruturam os saberes docentes e as crenças de professoras de ciências no contexto da educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiela Lima de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Departamento de Educação

Alessandra Alexandre Freixo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Educação - UEFS

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

DE OLIVEIRA, Grasiela Lima; FREIXO, Alessandra Alexandre. PERCEPÇÕES DA DOCÊNCIA EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SEMI-ÁRIDO BAIANO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 155–185, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p155-185. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3601. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos