PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p716-727Palavras-chave:
Ensino fundamental - criança de seis anos – alfabetizaçãoResumo
O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa relacionada à inserção da criança de seis anos no ensino fundamental. Trata de uma investigação que vem sendo realizada junto a uma rede de ensino de um município do sul do país. Tal pesquisa tem por objetivos: analisar os documentos federais e municipais direcionados para a inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental; averiguar como o município vem se organizando para o atendimento dessa demanda; verificar como a inclusão dessas crianças vem ocorrendo no interior da escola a partir de dois estudos de casos considerados bem sucedidos e investigar qual o papel da formação continuada oferecida pela rede na atuação dessas professoras. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa propõe: desenvolver um estudo dos documentos destinados à orientação e legalização da inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental; entrevistar o responsável técnico-pedagógico da Secretaria de Educação do Município; assistir aulas de professoras indicadas pela Secretaria de Educação consideradas como experiências bem sucedidas; entrevistar as professoras indicadas para a pesquisa e acompanhar a formação oferecida pela rede de ensino. O foco específico desse artigo é a entrevista realizada com um dos sujeitos da pesquisa. A intenção é que essa investigação contribua para ampliar a reflexão sobre infância, alfabetização, processos de escolarização e formação continuada.
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