PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Maria Aparecida Lapa de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p716-727

Palavras-chave:

Ensino fundamental - criança de seis anos – alfabetização

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa relacionada à inserção da criança de seis anos no ensino fundamental. Trata de uma investigação que vem sendo realizada junto a uma rede de ensino de um município do sul do país. Tal pesquisa tem por objetivos: analisar os documentos federais e municipais direcionados para a inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental; averiguar como o município vem se organizando para o atendimento dessa demanda; verificar como a inclusão dessas crianças vem ocorrendo no interior da escola a partir de dois estudos de casos considerados bem sucedidos e investigar qual o papel da formação continuada oferecida pela rede na atuação dessas professoras. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa propõe: desenvolver um estudo dos documentos destinados à orientação e legalização da inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental; entrevistar o responsável técnico-pedagógico da Secretaria de Educação do Município; assistir aulas de professoras indicadas pela Secretaria de Educação consideradas como experiências bem sucedidas; entrevistar as professoras indicadas para a pesquisa e acompanhar a formação oferecida pela rede de ensino. O foco específico desse artigo é a entrevista realizada com um dos sujeitos da pesquisa. A intenção é que essa investigação contribua para ampliar a reflexão sobre infância, alfabetização, processos de escolarização e formação continuada.

 

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Publicado

2013-08-31

Como Citar

LAPA DE AGUIAR, Maria Aparecida. PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E A CRIANÇA DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 716–727, 2013. DOI: 10.7867/1809-0354.2013v8n2p716-727. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3593. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

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