RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO NO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cilmara Cristina Santos Faculdade Unilagos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p186-213

Palavras-chave:

família, Casa Familiar Rural, Pedagogia da Alternância.

Resumo

O artigo resulta de pesquisa que por objetivo analisar como ocorrem as relações entre família e escola no contexto da Pedagogia da Alternância desenvolvidaem duas CasasFamiliaresRurais situadas no Território da Cantuquiriguaçu, Estado do Paraná. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas com docentes, discentes e familiares de alunos. A análise procurou comparar o que dizem professores e pais acerca dessas relações com o que preconiza teoricamente a Pedagogia da Alternância sobre a participação da família na educação escolar dos jovens. Os resultados indicam que se por um lado todos os atores envolvidos na pesquisa consideram relevante a participação da família na educação dos jovens pelo método da alternância, por outro há fatores que dificultam bastante essa ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Psicologia. Mestre em Educação pela UNESP e doutor em Educação pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional de UTFPR.

Cilmara Cristina Santos, Faculdade Unilagos

Graduada em Serviço Social. Docente do Ensino Superior. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UTFPR.

Downloads

Publicado

2014-06-13

Como Citar

TEIXEIRA, Edival Sebastião; SANTOS, Cilmara Cristina. RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO NO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 186–213, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p186-213. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3591. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos