RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO NO TERRITÓRIO DA CANTUQUIRIGUAÇU
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p186-213Palavras-chave:
família, Casa Familiar Rural, Pedagogia da Alternância.Resumo
O artigo resulta de pesquisa que por objetivo analisar como ocorrem as relações entre família e escola no contexto da Pedagogia da Alternância desenvolvidaem duas CasasFamiliaresRurais situadas no Território da Cantuquiriguaçu, Estado do Paraná. Os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas com docentes, discentes e familiares de alunos. A análise procurou comparar o que dizem professores e pais acerca dessas relações com o que preconiza teoricamente a Pedagogia da Alternância sobre a participação da família na educação escolar dos jovens. Os resultados indicam que se por um lado todos os atores envolvidos na pesquisa consideram relevante a participação da família na educação dos jovens pelo método da alternância, por outro há fatores que dificultam bastante essa ação.
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