O QUE DIZEM SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EGRESSOS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II

Autores

  • Leila Mattos Sombrio Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p214-233

Palavras-chave:

Formação continuada, GESTAR II, Gêneros textuais, Trabalho docente

Resumo

O objetivo do presente estudo foi constatar as percepções de professores de Língua Portuguesa sobre o Programa GESTAR II (Programa Gestão da Aprendizagem) e sua contribuição para o trabalho com gêneros textuais/discursivos. Identificaram-se os professores que participaram do GESTAR II, depois, por meio de carta endereçada à escola na qual trabalhavam, apresentou-se a pesquisa e o convite a participarem juntamente com um questionário. Dos 53 participantes, egressos do programa, dez responderam e devolveram o instrumento de pesquisa. O questionário era composto por 13 questões: dez fechadas e três abertas, com perguntas sobre os sujeitos (tempo no magistério, formação...) e sobre como avaliam o programa em diversos aspectos (horário das aulas, materiais utilizados, formadores...). Buscando indícios do trabalho e concepção sobre gêneros, mais especificamente na última questão (13ª), havia a proposta para que os participantes respondessem/escrevessem um balanço do saber (técnica que consiste na resposta de um enunciado). A análise dos dados revelou uma avaliação bastante positiva do programa, por parte dos professores, especialmente pela relação possível com a prática pedagógica. Quanto às concepções sobre gêneros, percebeu-se que as respostas dos professores refletem os conceitos pressupostos do material disponibilizado pelo GESTAR, perceptível especialmente no uso de determinados termos, tidos como chave. O Programa parece ter contribuído para o esclarecimento de questões relacionadas ao conceito de gênero, com aspectos passíveis de ser transpostos para o espaço da sala de aula. Principais autores que dão sustentação teórica ao trabalho: Bakhtin (2000 [1952, 1953]), Imbernón (2001, 2010), Gatti (2008), André (1986, 2010) e Nóvoa (2002).

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Biografia do Autor

Leila Mattos Sombrio, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Formada em Letras - dupla habilitação (Português e Inglês) pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Literatura  e Artes, pelo Instituto de Pós-Graduação e Extensão - IPGEX.

Mestranda em Educação. Programa de Mestrado em Educação - UNIVILLE. Linha de pesquisa: Trabalho e formação docente. Defesa prevista para março/2013.

Professora de Língua Portuguesa em escola particular de Joinville.

 

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Linguística Aplicada à Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas, professora nos Cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville, pesquisadora e extensionista. 

 

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Publicado

2014-06-13

Como Citar

SOMBRIO, Leila Mattos; KOERNER, Rosana Mara. O QUE DIZEM SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EGRESSOS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 214–233, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p214-233. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3559. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos