APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos UNESP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2014v9n1p106-126

Palavras-chave:

Adolescência, Psicologia histórico-cultural, Educação escolar.

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção de adolescência a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, bem como sua contribuição à educação escolar nesta fase do desenvolvimento humano. Considerando-se que, para Vigotski, a adolescência é um momento privilegiado tanto pelo desenvolvimento do pensamento por conceitos, como pela formação da concepção de mundo e desenvolvimento da autoconsciência, a hipótese deste trabalho é a de que a educação escolar pode contribuir decisivamente, por meio do ensino do conhecimento sistematizado, para o desenvolvimento psicológico dos adolescentes no sentido da superação dos limites dos conceitos cotidianos. Para tanto, este artigo apresentará a premente necessidade da superação das concepções naturalizantes evidenciados pelas correntes liberais em psicologia. Essas concepções de adolescência contrastam com o ponto fulcral no qual Vigotski e colaboradores concentraram suas pesquisas, a saber, a formação dos conceitos como um salto qualitativo no desenvolvimento psicológico nesta fase por eles chamada “idade de transição”.

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Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, UNESP

Psicólogo, mestre e doutorando em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Integrante do Grupo de Pesquisas cadastrado no CNPq com o título "Estudos Marxistas em Educação", ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP. Professor de Psicologia Escolar e Educacional na UNOESTE.

Possui graduação em Psicologia (bacharelado e formação de psicólogo) pela Fundação Educacional Araçatuba (FEA) e Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP Campus de Araraquara-SP), orientado pelo prof. Dr. Newton Duarte e coorientado pela profª Drª Lígia Márcia Martins. Bolsista da CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ com o título: "Estudos Marxistas em Educação", ligado ao Departamento de Psicologia da Educação, da UNESP de Araraquara. Foi professor voluntário na UFMS, Campus de Três Lagoas MS, onde lecionou a disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Atualmente é professor de psicologia na Universidade Paulista (UNIP - campus de Araçatuba-SP). Realiza pesquisas em psicologia e educação escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, adolescência e desenvolvimento da personalidade.

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Publicado

2014-06-13

Como Citar

DOS ANJOS, Ricardo Eleutério. APORTES TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 106–126, 2014. DOI: 10.7867/1809-0354.2014v9n1p106-126. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3475. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos