A UTILIZAÇÃO DE REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UM ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE VISANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2012v7n3p877-899Palavras-chave:
Alfabetização Científica e Tecnológica, Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Ensino de química. Revistas de Divulgação Científica.Resumo
O artigo apresenta dados da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica do Paraná Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG) desenvolvido na disciplina de química em que se visou a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), para tanto as atividades foram desenvolvidas utilizando artigos e textos encontrados em Revistas de Divulgação Científica (RDCs) em uma perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo foi realizado com 55 alunos da 2ª série do Ensino Médio Curso Técnico em Agropecuária, de um Centro Estadual de Educação Profissional, localizado na cidade de Rio Negro, no Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. A coleta de dados se deu por meio das arguições orais dos alunos, fotos, registros em diário de campo e as próprias atividades realizadas em sala. Entende-se que a atividade de reestruturação de artigos ou textos encontrados nas RDCs em uma linguagem mais acessível, no formato de histórias ilustradas contribuiu para que os alunos compreendessem melhor os conceitos químicos apresentados possibilitando a ACT determinante para sua formação técnica em agropecuária e para sua vida enquanto cidadão.Downloads
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